Tupi e Atlético se enfrentam já pensando nas semifinais

domingo, 15 de abril de 2012


O empate é bom para os dois. Mas quem disse que Tupi e Atlético estão interessados neste resultado. As duas equipes querem a vitória para alcançar objetivos diferentes. Já classificado para as semifinais, o Galo quer se manter na liderança do Mineiro para ter a vantagem do empate nas fases finais. O Tupi está quase garantido no G-4, mas precisa da vitória para não correr nenhum risco de ser ultrapassado pelo Nacional. O time de Nova Serrana tem que vencer, contar com a derrota do Tupi e tirar um saldo de sete gols de diferença.

Se a partida terminar empatada, o Atlético garante o primeiro lugar, e o Tupi confirma a classificação. O jogo pode servir também para os dois times se estudarem. Se a tabela permanecer como está, uma semifinal do Campeonato Mineiro terá o encontro dos dois Galos – o da capital e o Carijó. Assim, essa pode ser a primeira partida de uma série de três entre as duas equipes.

Para a partida, o treinador atleticano terá problemas para arma a equipe. Os volantes Leandro Donizete, Serginho e Dudu Cearense estão vetados, e o lateral-direito Marcos Rocha e o volante Pierre estão suspensos.

Como opção para o meio-campo defensivo, Cuca tem apenas Fillipe Soutto à disposição. Para compor o setor, ele pode optar por improvisar Réver e escalar Luiz Eduardo na zaga, ou colocar Richarlyson no meio e entrar com Triguinho ou Eron na lateral esquerda.

Tupi com alguns problemas
Para a partida de hoje, o técnico Moacir Júnior não pode contar com dois atletas que estiveram presentes no último compromisso. O volante Paulinho, titular contra o Democrata-GV - derrota por 2 a 1 no último fim de semana - pertence ao Atlético e, por isso, não pode atuar. Em seu lugar, retorna George, suspenso diante da Pantera. Já na lateral-esquerda, o treinador terá que improvisar por conta da ausência de Michel, que cumprirá suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo. O meia Henrique e o zagueiro Fabrício Soares são as opções mais fortes, mas os meias Ulisses e Léo Salino também chegaram a treinar e podem pintar no setor logo mais. O mais provável é que o Fabrício ocupe o setor, o que já ocorreu em outras duas partidas na competição. Se ele optar por Henrique, é provável que Ulisses entre no meio.

O que é certo é que o Tupi terá o apoio da torcida. Foram mais de 10 mil ingressos vendidos antecipadamente e a expectativa é que o público ultrapasse os 15 mil.

Ônibus e torcidas
O esquema de transporte e separação de torcidas será especial hoje. A entrada e as bilheterias do Dom Orione serão exclusivas para torcedores do Atlético, e o acesso ao Mário Helênio pelo bairro só será permitido para autoridades, imprensa e moradores do local, além dos atleticanos. Os torcedores do Tupi acessarão o interior da arena local pelos portões principal e lateral. Ao todo, 22 catracas eletrônicas foram colocadas no estádio, que abrirá seus portões às 14h, e o conselho da organização é que a torcida chegue cedo para evitar a formação de longas filas.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizará 24 ônibus extras da linha Estádio, saindo a partir das 13h30 da Avenida Presidente Itamar Franco, em frente ao Procon. Outros dez coletivos partirão, às 14h, com destino ao Mário Helênio dos bairros Alto Grajaú, Filgueiras, Vivendas da Serra, Sagrado Coração de Jesus, Progresso, Floresta, São Benedito, Linhares, Santo Antônio e Milho Branco, além de uma linha que atenderá á Zona Norte.

Ingressos
Os ingressos para o jogo poderão ser adquiridos hoje por R$ 20 e R$ 10 (para estudantes, menores de 12 e maiores de 60 anos) a partir das 10h, no portão principal da arena.

Arbitragem
Apita a partida o árbitro Cleisson Veloso Pereira. Ele será auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva. Os três profissionais são filiados a Federação Mineira de Futebol.


Tupi: Rodrigo; Flávio, Sílvio, Wesley Ladeira e Fabrício Soares (Ulisses); Jaílton, George, Léo Salino e Henrique; Allan e Ademílson.

Atlético: Giovanni; Carlos César, Luiz Eduardo, Rafael Marques e Richarlyson; Réver (Triguinho), Fillipe Souto, Bernard e Escudero (Danilinho); Guilherme e André.


Tupi: O lateral-esquerdo Michel Loures está suspenso com o terceiro cartão amarelo. O meia Michel Cury, com uma distensão na coxa esquerda, também está fora da partida. O volante Paulinho não joga por estar emprestado pelo Galo.

Atlético: O Galo tem vários desfalques para a partida. Leandro Donizete, Serginho, Leonardo Silva e Dudu Cearense, todos no departamento médico, estão de fora. Além deles, Pierre e Marcos Rocha estão suspensos e também não jogam.


Tupi: Henrique é lateral-direito de origem, mas é também o coringa do time do Tupi. O jogador, que costuma ser improvisado na lateral-esquerda e no meio-campo, é um dos destaques do time. Ele participou de 71% dos gols do Tupi no Campeonato Mineiro. Henrique tem quatro gols e deu assistência para sete gols, participando diretamente de 11 dos 14 gols do time no Estadual.

Atlético: O zagueiro Réver é o grande xerife do Atlético-MG, mas tem se destacado também em suas subidas ao ataque. Neste jogo, Réver pode jogar de volante e, assim, aparecer ainda mais como um elemento surpresa na frente.


Ademílson, atacante do Tupi: “O Tupi já conseguiu neste Campeonato Mineiro sair de uma situação adversa, após três derrotas. Nós conseguimos praticamente conseguir a vaga no G-4. Mas todo cuidado é pouco, já que vamos enfrentar o único time invicto no futebol brasileiro”.

Cuca, técnico do Atlético: “É um time que vocês conhecem tão bem como eu. Um time que começou mal o campeonato, perdeu as três primeiras, depois encaixou bem. O Moacir está fazendo um grande trabalho. O time tem conjunto, desde o ano passado. Foi campeão da Série D (do Brasileiro), ganhando do Santa Cruz lá dentro, o que não é fácil. Uma equipe encaixada, madura, com jogadores experientes. Vai ser um jogo complicado”.


* O Atlético leva boa vantagem sobre o Tupi na história do confronto. Nos 58 jogos que as equipes disputaram, o Galo venceu 35, contra apenas 12 do time de Juiz de Fora. Além disso, houve 11 empates.

* O Galo não perde para o Tupi há 5 anos. O último revés sofrido pelo time da capital ocorreu em 2007, por 2 a 0, em Juiz de Fora. Felipe e Geraldo fizeram os gols da partida, pelo Campeonato Mineiro daquele ano.

* Atlético e Tupi têm média de 2,75 gols marcados por partida na história do confronto. Foram marcados 160 gols em 58 jogos. O Galo marcou 106 gols e o Tupi 54.


O último jogo entre Atlético e Tupi foi pelo Campeonato Mineiro do ano passado. O Galo venceu por 4 a 1, com dois de gols do Neto Berola, e dois do Magno Alves. Michel Cury abriu o placar para o Tupi, que perdeu de virada. A partida foi disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.


Informações retiradas dos Sites Globoesporte, Superesportes, Oficial do Tupi, Tribuna de Minas, Federação Mineira de Futebol, Blog Toque de Bola e Rádio Globo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Futebol Mineiro © 2011 | Editado por Pedro Luiz | Facebook | Twitter